Coletivo de funcionários discute valorização profissional em tempos de golpe


O presidente da CNTE, Heleno Araújo, abriu os debates do coletivo de funcionários alertando para a conjuntura política: "Com todas as provas e escândalos, esse governo golpista se mantém no poder, roubando esse país de forma descarada. As medidas tomadas por esse governo afetam todas as nossas conquistas nos últimos anos e isso vai exigir deste coletivo mais persistência".

Manter políticas educacionais conquistadas e tornar concreto aquilo que já está na lei estão entre os principais desafios debatidos pelo coletivo. Para Heleno Araújo é preciso melhorar a formação política da base e envolver maior participação social, sobretudo da juventude: "O número de aposentados está aumentando e a sindicalização entre os jovens é muito baixa. E não basta pedir que eles se filiem: a gente precisa explicar para eles porque é importante se filiar e mostrar quais foram os avanços conquistados por nós", ressalta.

O coletivo debateu os avanços educacionais dos últimos anos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que trouxe maior participação da União nos estados e municípios. "A nossa luta pelo Fundeb não foi fácil mas conseguimos avançar porque o executivo tinha afinidade com a proposta", destacou Heleno Araújo, lembrando que a via partidária também é um espaço de disputa a ser ocupado pelos trabalhadores em educação.

Por fim, Heleno Araújo conclamou todos a enfrentar o golpe de forme coletiva: "Nós vamos fazer a Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), que será um importante instrumento de participação popular, de aproximação com outras entidades de educação. O caminho que podemos trilhar é o institucional, processo de disputa que já estamos fazendo e que, no meu entendimento, ainda precisa se aprofundar".

Fonte: CNTE


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem